8. agosto 2018

Curiosidade do sono

5 hábitos que atrapalham a qualidade do sono

Hábitos que atrapalham a qualidade do sono

Assim como existem muitas práticas para melhorar a qualidade das noites dormidas, há também hábitos comuns que podem e devem ser evitados. Na realidade, com frequência não nos preocupamos com a maneira de levar o dia a dia ou o com que fazemos antes de deitar, o que entretanto pode provocar problemas para o sono e, consequentemente, para a saúde.

Por isso, confira cinco hábitos que atrapalham a qualidade do sono e invista em seu bem-estar!

Comer e deitar

Dormir com fome, definitivamente, não é bom. Porém, comer e ir direto para a cama é uma opção tão ruim quanto. O ideal é comer uma hora e meia antes de deitar, sempre escolhendo alimentos fáceis para a digestão, pouco gordurosos.

Ambiente inadequado

Ambiente inadequado para o sono

Para uma boa noite de sono, o “terreno” é fundamental. Isso quer dizer que é necessário preparar o quarto, organizar a bagunça, eliminar os ruídos, amenizar a temperatura e escolher muito bem colchão, travesseiro e acessórios.

Fontes luminosas

Na hora de dormir, o quarto deve estar completamente escuro. Por isso, apague as luminárias, evite a entrada de luz pelo corredor ou pelas janelas e, principalmente, não utilize aparelhos eletrônicos como celular e outros dispositivos.

Usar estimulantes após as 18 h

Alguns produtos inibem o sono ao estimular diretamente o sistema nervoso central. O café é o mais comum, mas chocolate, chá mate, refrigerantes, bebidas alcoólicas e até alguns medicamentos podem causar esse efeito, especialmente após as 18 h.

Dormir com a TV ligada

Ao mesmo que tempo que induz o sono, a TV emite luz, o que impede a liberação de melatonina. Dessa forma, o cérebro recebe sinais de que aquela não é hora de dormir. Além disso, o som da TV pode deixar o sono superficial, provocando o despertar repetidas vezes.

Se você está com dificuldades para dormir, experimente excluir da rotina esses hábitos que atrapalham a qualidade do sono. Se os sintomas persistirem, é hora de procurar a ajuda de um médico, afinal, sono é saúde.

Leia também: Cinco dicas para evitar a insônia

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